Os efeitos do e-commerce no varejo tradicionalVocê já parou para pensar o quanto o comércio eletrônico está mudando o varejo tradicional?

A evolução do e-commerce está surpreendendo até os varejistas mais modernos. Os gastos dos consumidores estão migrando também para o online com a crescente penetração da Internet  e isso está criando novos hábitos de compras.  O e-commerce vem crescendo de forma superior ao varejo tradicional e continua aumentando em cerca de 30% ao ano, a participação poderá dobrar nos próximos anos.

Os mais céticos e desentendidos podem afirmar que as vendas via Internet correspondem a apenas 2% do varejo total no Brasil, é verdade, mas esse percentual representa cerca de 40 milhões de consumidores e aumenta a cada dia por conta do aumento de renda da população e maior número de consumidores com acesso à Internet (web e Mobile).

Até bem pouco tempo atrás comprar online era apenas uma questão de busca, preço e conveniência, agora os consumidores descobriram outras importantes funções para o e-commerce como compartilhamentos, customizações, opiniões, recomendações, recompensas, experiências e avaliações. E nesse ponto, o varejo físico tradicional precisa entender a importância destas funções sociais e de mobilidade para poder acompanhar estas características na velocidade com que as coisas acontecem e evoluem.

Os varejistas tradicionais terão que adaptar o PDV (Ponto de venda) para atender a um cliente que está se acostumando com  facilidades e diferenciais que ele usufrui no mundo virtual. Esta adpatação passa pela transformação da maneira de pensar a venda no ponto físico, desde o atendimento, a interação até a forma de mostrar os produtos nas prateleiras.

Essas mais recentes inovações estão transformando também o e-commerce e já refletem nos serviços integrados em Lojas Virtuais, como por exemplo, a interação com as Redes Sociais, a customização (produto, oferta e preço certos para o consumidor certo) e a gameficação.   Até porque pela internet, as possibilidades  e experiências são infinitas.

O primeiro passo para acompanhar esta Evolução é entender que tudo hoje está baseado nas pessoas, pelas suas conexões, pela capacidade de engajamento e pela relevância social. As marcas não são mais aquilo que acham o que é e sim o que seus clientes dizem que é.  Com isso, qualquer empreendimento deve ter total atenção à interação virtual, justamente porque o comportamento de compra se remodelou, tanto no online como no offline.

Não se trata apenas de social commerce, mas de todo um contexto social e novo comportamento de compra influenciado pelo ecossistema social. Estratégias de premiação, pontuação, competição, consumo colaborativo, engajamento, atendimento ao cliente e geração de vendas por meio das redes sociais fica mais claro que os varejistas online podem e devem ter presença em todas as redes sociais.

O mundo inteiro está lançando produtos e serviços novos e inovadores na indústria B2C, fazendo com que o “novo” deixe de ser uma estratégia de marketing,  para ser uma proposta real e atraente para os consumidores, alimentando ainda mais o desejo por novas e intensas experiências de compra.

É exatamente por isso que alguns varejistas já adotam novas estratégias para atrair a atenção dos consumidores que visitam suas lojas físicas, para evitar que eles apenas olhem e não comprem dentro do PDV (seja porque preferem comprar online, ou seja, por qualquer outro motivo).

Algumas dessas estratégias são:

  • Colocar monitores para procurar, ver vídeos e fotos e comparar produtos;
  • Vitrines virtuais de produtos (disponíveis ou não no estoque da loja);
  • Personalizações de produtos;
  • Ações de interação com as Redes Sociais para compartilhamento de experiência de compra dentro da loja;
  • Pontuação e recompensas acionadas na utilização de aplicativos mobile nas lojas;
  • Ações de branding;
  • Aquisição de produtos no local, diretamente pelo smartphone ou tablets;
  • Aplicativos para vendedores de loja fazendo a integração móvel no conceito multicanal;
  • Entre outras  funções e implementações.

Não são apenas as novas tecnologias que hoje permitem uma experiência mais completa e integrada nas lojas físicas, como vimos, são questões ligadas ao comportamento do consumidor que já estão sendo estudadas e aplicadas tanto nas lojas como nos sites e-commerce.

Os quiosques conceito, que são um espaço fora da loja tradicional,  também aparecem neste contexto como tendência para atender a este novo consumidor e proporcionar uma extensa experiência com a marca, produtos ou serviços. Estimulando o consumidor entrar em contato, fora do ambiente da loja, com uma ampla gama de sensações e produtos que não teria acesso em outros canais de venda. Por isso, é um reforço importante de imagem, conceito e percepção de uma nova forma de interação.

Uma outra vantagem desta nova fase que estamos vivenciando é o Web Pickup, que é uma maneira simples que o varejo está descobrindo para integrar suas vendas OnLine com as lojas físicas. O produto comprado na Internet fica a disposição do cliente nos PDV´s  ou nos Pontos de Entrega. Caso o cliente prefira retirar pessoalmente sua compra online.

Pois bem, com esse crescimento acentuado do e-commerce,  mais pessoas vão começar a comprar online e os que já compram estão buscando novos benefícios, ferramentas, interações e oportunidades. Perceber e entender este momento, como estão pensando os clientes e como tudo funciona, é fundamental para estar pronto para disputar o mercado e atender as necessidades atuais dos consumidores.

É fato que a mudança chegou, é fato que o e-commerce é um caminho sem volta, é fato que o varejo tradicional já está se reinventando.

E você o que está fazendo de diferente nesta nova era para manter, engajar e e vender mais aos seus clientes?