O aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones WhatsApp anunciou na última quinta-feira (18/01) o lançamento de um novo app gratuito voltado especialmente para pequenas empresas.

A ferramenta possibilitará que pequenos negócios se conectem aos consumidores e, de maneira análoga, toda a base de usuários do WhatsApp – que gira em torno de 1,3 bilhão de pessoas – consiga entrar em contato com as empresas.

Apesar de a novidade ter sido disponibilizada inicialmente para Indonésia, Itália, México, Reino Unido e Estados Unidos, a companhia assegurou que a funcionalidade poderá ser acessada pelos brasileiros nas próximas semanas.

As funções da ferramenta incluem respostas a dúvidas de clientes e atendimentos a reclamações de forma automática, em qualquer horário. Muito útil para lojistas do comércio eletrônico, ela poderá ser facilmente acessada. Basta baixar o aplicativo do WhatsApp Business e preencher um cadastro com informações sobre a empresa, como descrição das atividades, e-mail, endereço físico e website.

Funções

Com o novo aplicativo, você poderá enviar respostas rápidas para perguntas frequentes de consumidores, assim como mensagens de saudação para apresentar seu negócio ao cliente e recados de ausência, quando não puder atendê-los. Será possível também analisar métricas, como o número de mensagens não lidas; enviar e receber mensagens a partir de seu computador; e aparecer para os usuários como uma conta comercial.

Atualmente, mais de 80% das pequenas empresas presentes no Brasil e na Índia utilizam o WhatsApp como meio de comunicação com clientes, segundo estudo da Morning Consult. A partir da nova ferramenta, este contato será ainda mais eficiente e profissional, favorecendo o desenvolvimento de pequenos negócios.