O marketing bebeu durante anos na metáfora do Funil, onde a decisão do consumidor passava pelo “enxugamento” de opções da boca do funil até a decisão de compra propriamente dita.

Tal conceito levou ao uso de técnicas de push marketing, onde o consumidor é abordado pelas ações de divulgação em diversos pontos de contato, levando-o numa trajetória que a partir da apresentação do produto/marca, o leva a considerar e finalmente decidir pela compra.

Funil de Vendas Tradicional

Funil de Vendas Tradicional

Nesse caso, após a compra, a relação marca/consumidor tem como foco o uso do produto ou serviço.

Mas a tecnologia está mudando esse tipo de relação, através de novos canais fora do controle de fabricantes e comerciantes, pois atualmente o indivíduo após a compra continua se relacionando com a marca através das mídias sociais.

Para o marketing digital o importante é compreender os novos caminhos do processo de decisão de compras, onde o consumidor se vê muito influenciado por experiências próprias e de terceiros, fazendo com que o Uso, Elogio e Vínculo das marcas e produtos, muitas vezes ignorados nas estratégias de marketing tradicionais, seja materia prima útil na construção do seu relacionamento com o mercado.

Outro fator relevante é o processo de gestão de mídias, que usualmente se preocupa somente com os meios pagos, ignorando o poder da marca como mídia ( leia + sobre Owned Media no Mashable) através de sites, blogs e afins, além da “mídia ganha” como em comunidades de fãs, testes de uso, fotos, vídeos e resenhas on-line de consumidores e blogueiros.

O uso das “novas mídias” deve levar o marketing a cumprir funções inovadoras, usando o meio para obter informações sobre o cliente ( não para vender), aproveitando sua velocidade e alcance, além de seguir com atenção as “regras” tácitas do diálogo e interação com os usuários no dia a dia.

Confiram o gráfico do processo de tomada de decisão do consumidor na era digital e vejam como o vínculo entre a marca e o consumidor entrou em um novo ciclo, onde o marketing deve buscar seu engajamento passo a passo e de forma natural, se inserindo no Looping da Fidelidade com a marca.

Consumidor moderno