Se você tem um site ou blog, uma métrica com que precisa saber como lidar é a taxa de rejeição. Às vezes, ela pode parecer muito mais alta do que seria ideal, mas, caso isso aconteça, não se alarme. Você pode colocar em prática algumas medidas para diminuí-la.

A taxa de rejeição indica o percentual de vezes em que usuários acessam o seu website, visualizam somente uma página e não realizam qualquer tipo de interação – como fazer um download, cadastrar um e-mail ou compartilhar conteúdos em mídias sociais, por exemplo. Isso significa que não é realizada uma sessão.

Uma taxa de rejeição alta não é necessariamente algo negativo, principalmente se você tiver um site que apresente uma única página, como um blog. A métrica não está obrigatoriamente relacionada a conteúdos mal aceitos.

Entenda seu negócio

Você deve entender a sua área de atuação e o comportamento dos usuários que frequentam o seu website para que consiga tirar conclusões quanto à taxa de rejeição. Não é possível avaliá-la de forma isolada.

Diferentes canais apresentam uma média de taxas de rejeição distintas. Os valores mais encontrados são os seguintes: 70 a 98%, para blogs; 40 a 60%, para websites; 70 a 90%, para landing pages simples; e 10 a 30%, para sites de serviços.

Dicas

Para diminuir a taxa de rejeição de seu site, você pode adotar algumas medidas – tornar melhor a experiência do usuário durante a navegação é uma delas. Neste sentido, é importante que os conteúdos publicados no site apresentem boa legibilidade, ou seja, propiciem ao visitante uma boa leitura. Organizar as informações, criar subtítulos para os textos e empregar imagens entre blocos de textos são algumas práticas que você pode passar a utilizar.

Outra dica é evitar pop-ups, pois eles podem atrapalhar o visitante durante a leitura e dificultar a navegação, deixando o usuário frustrado e tornando negativa a sua experiência no site. Não é necessário abolir os pop-ups, que são úteis para conversões, mas apenas moderar o seu uso.

Finalmente, também é possível diminuir a taxa de rejeição de sua página inserindo links internos nos textos publicados, criando chamadas atrativas e produzindo conteúdos responsivos para dispositivos móveis.

Coloque estas medidas em prática e torne mais baixa a sua taxa de rejeição!