Você sabia que 96% dos brasileiros que possuem um smartphone utilizam o WhatsApp? A plataforma, lançada mundialmente em 2009, apresenta 100 milhões de usuários em solo tupiniquim, sendo o aplicativo de mensagens mais popular no país.

O potencial que apresenta como um canal de comunicação com clientes, portanto, é grande e não pode deixar de ser considerado pelos empreendedores do comércio eletrônico que desejam tornar mais eficientes as suas estratégias de marketing digital.

Mais um dado que endossa as possibilidades oferecidas pela troca de mensagens instantâneas é a grande taxa de abertura que a prática possui. Enquanto 22% dos e-mails enviados são abertos, cerca de 98% dos SMSs que chegam aos destinatários são visualizados e lidos em até três segundos.

A seguir, apontamos algumas formas de usar o WhatsApp a serviço do e-commerce.

Atendimento ao consumidor

Ter um número específico no WhatsApp para que clientes possam entrar em contato e esclarecer dúvidas conta muitos pontos para uma loja virtual. Você também pode utilizar o canal para enviar informações mais detalhadas sobre produtos, além de conteúdos multimídia.

Criado este canal, certifique-se de ficar de olho nas demandas dos clientes em tempo real, respondendo-as o mais breve possível. Estabeleça também um horário de atendimento e apresente esta informação na descrição de seu perfil no aplicativo, assim como no site e mídias sociais de seu negócio.

Ofertas

O WhatsApp é ainda uma ótima ferramenta para enviar promoções e ofertas especiais para os clientes, que terão acesso rápido a este conteúdo, dado que os usuários do aplicativo costumam acessá-lo diversas vezes ao dia.

Como a ferramenta estabelece uma relação de maior proximidade entre consumidores e empresas, mensagens de felicitações em datas comemorativas são também bem-vindas.

Acompanhamento de pedidos

Por fim, você pode enviar mensagens aos consumidores por meio do WhatsApp para informar quanto ao status dos pedidos que realizarem. Desta forma, eles ficarão atualizados e preparados para receber o produto quando ele estiver chegando.

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