Logística no seu eCommerce

Com fim de ano chegando, e muitos pedidos à vista é hora de planejar melhor a logística de entrega.

Nesse momento, é importante que você defina o prazo limite para garantir as entregas antes do natal e evitar prejuízos ou reclamações posteriores.

Em especial para lojas virtuais esse é um item muito mais crítico, ainda mais para as entregas fora do estado.

Em todo mês de dezembro ocorrem três fases de compra, a saber:

  • 1ª Antecipação – Entre o dia 01 a 10 de Dezembro. Neste momento é hora de explorar o mercado, divulgar suas campanhas e garantir os primeiros pedidos.
  • 2ª Zona de compras – Neste período as vendas começam aumentar. Esteja preparado para atender a demanda.
  • 3ª Garantia / Datas Limites – Certifique-se que poderá atender os pedidos após dia 20 de dezembro. Levando em consideração o estoque e meios de transporte.

Além disso, você deve especificar o tempo que demora normalmente para a mercadoria ser entregue com isso evita que o cliente crie expectativas e fique a espera do produto.

Após pensar nesses quesitos, deve verificar seu controle de estoque e as embalagens disponíveis. Pois será desagradável para o cliente comprar o produto em sua loja e depois não receber por quebra de estoque.

Essa é uma “hora da verdade”, quando os clientes estão mais ansiosos pelo recebimento dos pedidos, e prontos para reclamar não somente com o lojista mas em todos os canais disponíveis online.

Dicas Importantes:

– Tente determinar um horário para a separação dos produtos e despachá-los no mesmo dia. Dê preferência aos que foram pedidos com antecedência;

– Preste atenção na separação do produto, para que cheguem em bom estado e de acordo com o pedido do cliente;

– Caso apresente algum defeito no produto na véspera do natal ou próximo da data, você deve tranquilizar o cliente e mostrar que está empenhado em resolver o problema. Assim, você poderá pensar numa forma de entregar o produto em devidas condições. Se você possuir o produto em seu estoque, será ótimo porque otimiza o tempo. Se não, você deve ir atrás do seu fornecedor o mais rápido possível. Verifique se os Correios ou a Transportadora conseguem entregar a tempo.

Atente-se a cada um desses detalhes para aumentar seu faturamento e oferecer os melhores produtos e qualidade em seus serviços.