Comprar pela internet virou rotina para pessoas que não têm tempo de ir às lojas físicas, pois apresenta vantagens que atraem milhares de consumidores, como a facilidade de pagamento, recebimento do produto em casa, economia de tempo etc.

Bastam alguns cliques no seu computador para que o comprador realize sua compra e receba seu produto.

Para quem está acostumado com o e-commerce e para quem quer aderir a essa facilidade, mas ainda tem receio de se aventurar pelo mundo das compras pelo computador, damos algumas dicas de como se comportar em lojas virtuais e evitar problemas. É fato que existem muitas vantagens no e-commerce, mas não quer dizer que não precisa atentar-se a sites de origem desconhecida.

Antes de tudo, o consumidor deve certificar-se se o site que está vendendo o produto possui endereço comercial físico, e-mail e telefones para contato, principalmente SAC, e a empresa também deve possuir um CNPJ. Com isso, o consumidor se sente seguro e garante sua segurança e privacidade no site em que se cadastrou e realizará sua compra.

Na modalidade do comércio virtual, o consumidor tem garantido o direito à devolução do produto em até sete dias úteis caso não fique satisfeito com a mercadoria. Isso é chamado de “Direito ao Arrependimento”.

Apesar de todos os cuidados, problemas podem ocorrer, por isso é importante conhecer seus direitos de consumidor. O Código de Defesa do Consumidor é extremamente rigoroso, também há várias entidades de auxílio e orientação ao consumidor, entre elas, o PROCON, o IDEC e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. Guarde e-mails emitidos pelas lojas, comprovantes de pagamento, notas fiscais ou qualquer outro documento referente às suas compras, para evitar qualquer tipo de transtorno. Estes itens comprovam o compromisso assumido pela empresa com você e podem ser úteis em reclamações e processos judiciais.

Tomando o cuidado necessário, o e-consumidor se sente a vontade para navegar na internet, pesquisar preços e realizar suas compras com segurança.