Competindo com grandes varejistas através do mobile no NatalO uso inteligente do analytics, dos princípios de web design e do e-mail marketing permitem às pequenas empresas competirem com os gigantes varejistas, sem comprometer seus orçamentos. Com a temporada de férias batendo à porta, os maiores varejistas estão aquecendo seus músculos-mobile, lançando aplicativos, destacando os pagamentos por dispositivos móveis e gastando mais em anúncios móveis.

Além da maioria dos pequenos varejistas não possuírem budget para gerenciar mobile commerce nesta escala, eles reconhecem a improtância do mobile para o sucesso de vendas durante as férias e mais importante, estão adotando medidas para expandirem seus potenciais mobile nos próximos meses.

Dando um passo atrás, o mobile causou um grande impacto nos pequenos negócios este ano. Segundo dados internos da Volusion, houve o aumento expressivo de 23% em vendas mobile durante o segundo trimestre de 2014. Além disso, o tráfego mobile continua a crescer nos smartphones e tablets, o que significa que assim como seus grandes concorrentes, os pequenos varejistas precisam se adaptar à corrida mobile.

Embora 80% das compras online dos pequenos varejistas tenham vindo de desktops e laptops nos primeiros seis meses de 2014, o mobile é muito importante para eles. Uma pesquisa recente apontou que 89% desses pequenos varejistas disseram que o mobile é “ligeiramente” ou “muito importante” durante o período de férias.

Além de concordarem enfaticamente que o mobile commerce será importante para eles durante as férias, os pequenos varejistas também têm um profundo reconhecimento e compreensão do comportamento variável do consumidor nos dispositivos.

Quando os pequenos varejistas são questionados sobre qual é a principal forma de engajamento de seus clientes com o dispositivo mobile em termos de compra nessas férias a maioria deles respondeu: “Navegação” (49%), “busca por produtos” (27%) e “compra do produto” (27%). Os dados coincidem com os padrões de tráfego mobile, que indicam que smartphones são usados primeiramente para navegar e pesquisar produtos, enquanto os tablets são mais usados para pesquisas mais detalhadas e compras.

Em termos de como os pequenos varejistas podem capitalizar no mobile com budgets apertados e timelines, os seguintes passos são recomendados:

  • Garantir que o site está otimizado para mobile ou utiliza design responsivo: a plataforma de e-commerce eCShop oferece templates que são responsivos in natura, ajudando a construir uma presença mobile mais profissional e de fácil utilização. Além de um template exclusivo para dispositivos móveis. No mínimo os pequenos varejistas precisam implantar um site otimizado para mobile que permita a fácil exibição dos produtos, categorias e agilize o processo de checkout.
  • Focar na consistência da marca e do design do site e dos dispositivos: muitos pequenos varejistas não mantêm um nível de consistência e familiaridade adequados entre seus sites desktop e mobile, incluindo design, inventário e disponibilidade de descontos. Visto que os consumidores dessa época costumam visitar os sites várias vezes a partir de diferentes dispositivos, pequenos negócios devem adotar medidas agora para garantir que a experência com a marca seja completamente similar e sem ruídos nos pontos de contato (touchpoints).
  • Alavancar as campanhas de email marketing com o comércio móvel em mente: checar emails é a principal atividade dos usuários mobile, indiferente do dispositivo, pequenos varejistas têm a chance de competir com os grandes varejistas incorporando o mobile em suas campanhas de e-mail marketing. Uma técnica simples é enviar recomendações personalizadas de produtos e descontos para os consumidores que direcionem para um produto específico, incentivando os clientes à compra diretamente em seus dispositivos mobile.
  • Use o analytics para identificar padrões de tráfego/ conversão para ajudar na construção de estratégias mobile: antes de qualquer coisa, pequenos varejistas precisam compreender inteiramente como os consumidores estão interagindo com seus sites mobile. Quais são os níveis de tráfego? Taxas de cancelamento para as páginas-chave do mobile? Taxas de conversão para produtos variados comparados ao site desktop? Usando o analytics para identificar esses padrões, os pequenos varejistas estão melhor preparados para priorizar os esforços em otimização do mobile par focar naqueles com maior impacto, que ajuda quem tem pouco tempo e fontes de recursos limitadas.

Para as férias de 2014, o mobile importa sim, independentemente se a operação é pequena ou grande. Graças a esse foco no mobile, pequenos varejistas estão preparados para se conectarem aos seus consumidores em mais dispositivos, e muito provavelmente, usar o poder do mobile para retomar o market share de mega-players como a Amazon.