Rede de SPAM Bots Grum foi desativada

Sim, nesta última quarta-feira, dia 18 de julho, uma ação que reuniu vários provedores e gerenciadores de domínios internacionais conseguiu desligar os últimos servidores de comando e controle do Grum, grupo responsável pelo envio de aproximadamente 20% de todo o volume de spam que circula pela web em todo o planeta. O fato está sendo comemorado por empresas que atuam no setor de e-mail marketing em todo o mundo e que seguem as regras de uso correto desta ferramenta para ações promocionais.

Para o CIO da eComm Web Services e responsável pela plataforma de e-mail marketing eCMailing, Christian Emil Hoh, esta vitória abre um novo e importante caminho para os profissionais  de e-mail marketing que trabalham de maneira séria este mercado. “Hoje em dia o volume de mensagens caracterizadas como SPAMs que circulam pela Web é gigantesco e prejudica muito empresas que realmente levam a prática do e-mail marketing com seriedade e respeito pelos seus usuários. Entendemos que o relacionamento direto e personalizado com os clientes através do e-mail marketing ainda é uma das mais importantes formas de divulgação, fidelização e relacionamento com clientes e muitas empresas dependem disso para gerar sua receita, seu faturamento. Portanto, comemoramos sim, o fechamento da rede de Bots Grum. Isso apenas nos mostrou, que todo o trabalho realizado em conjunto com as empresas do setor e agências reguladoras é árduo, mas começa a mostrar um resultado real.”, diz

A ação que colocou fim às atividades do Grum foi coordenada pela FireEye, empresa especializada em segurança digital. Ela contou com a ajuda da  Spamhaus, organização sem fins lucrativos que se dedica a rastrear spammers, com o CERT-GIB , empresa de segurança russa do Group-IB, e de um pesquisador independente.

O Grum era o terceiro maior botnet de spam em termos de número de endereços únicos de IP associados, sendo responsável pela disseminação de aproximadamente 18 bilhões de mensagens indesejáveis por dia. A Spamhaus, como uma das principais blacklisits, chegava a receber cerca de 500 mil denúncias de mensagens provenientes dos IPs da Grum por semana. O conteúdo de grande parte dos emails enviados era relacionado à promoção de medicamentos controlados, que na maioria das vezes eram falsos.