Segundo relatório do Hitwise, serviço da Serasa Experian para marketing digital,  o Google Brasil respondeu por 92,15% de todas as buscas realizadas nas 12 semanas anteriores a 29 de janeiro de 2011. O buscador Bing ocupou o segundo lugar, com 3,67%, alta de 2.32%, na comparação anterior, em que ocupava o terceiro lugar.

Entre os Top 10 buscadores mais usados pelos internautas brasileiros estão o Google.com, em terceira posição com 2,06%; seguido pelo Google Portugal, com 0,94%; o Yahoo! Brasil, com 0,62%; o buscador do UOL, com 0,23%; Ask.com, com 0,14%; Yahoo.com, com 0,077%; o Google Espanha, com 0,026% e o Google Reino Unido, com 0,016%.

mecanismosdebusca

Além da procura,  Hitwise também informou as taxas de sucesso dos buscadores, isto é, a porcentagem de usuários que entra em sites após procurá-lo no site de busca. O Buscador UOL e o Bing obtiveram as duas mais altas taxas de sucesso dos top 10 buscadores no período de 12 semana terminado em 29 de janeiro de 2011, 88,68% e 84,64% respectivamente. Isto significa que para ambos os mecanismos de busca, mais de 80% das buscas executadas resultaram em visita a um site. O Yahoo.com atingiu 80,34%, seguido do Yahoo! Brasil, com 79,22%. O Google Brasil ficou com 72,89% de taxa de sucesso.

Os dados brasileiros indicaram que a maior parte das buscas convertidas em visita se concentraram em duas ou três palavras, exceto no Bing, lá quase metade das buscas se concluem com apenas uma palavra-chave.

É de se esperar que com esta taxa de sucesso e a facilidade em buscar sites no Bing, que este apresente um futuro mais competitivo no mercado brasileiro de buscas no longo prazo, como afirmou Juliano Marcílio, presidente da Unidade de Marketing Services da Serasa Experian para América Latina e executivo responsável pela pesquisa do Hitwise.

Buscas com três palavras são maioria

As buscas contendo três palavras foram 21,45% do total daquelas realizadas no trimestre terminado em 29 de janeiro de 2010, seguidas por buscas que continham duas palavras, com 20,84%, e uma palavra, 19,58%. As buscas contendo quatro palavras somaram 13,60% do total, enquanto aquelas contendo cinco palavras totalizaram 9,92%.

quantidade

Esta pesquisa pode ajudar a orientar os profissionais na hora de as palavras-chave de seus sites e blogs e mostrar que há novas opções para anunciar fora do Google.