Esse ano acompanhei de perto a Campus Party 2011,  a quarta edição foi realmente um grande evento, para quem não conhece é muito mais que um Woodstock Geek, é uma mistura de Desconferência, Convívio Social, Networking e Mega Lan House.

Um dos grandes destaques desse ano foram as palestras e oficinas da área de Social Media, com a presença de agências, profissionais de mídia, blogueiros, jornalistas, ativistas sociais, políticos e tecnólogos em geral.

Aproveitei o espaço de Mídias Sociais para conhecer pessoalmente e rever uma galera que normalmente me relaciono através do Twitter ou por email, o que é sempre legal, mas os pontos fortes foram as apresentações de SEO (Search Engine Optimization),  o Painel de Blogs x Jornalismo e o Workshop de Social Media realizado no Sábado e que despertou grande interesse.

campus_party_ms

Para nós da eComm, o mais emocionante da Campus Party ficou para a Quinta Feira, quando em parceria com o Instituto Sylvio Passarelli, levamos cerca de 50 jovens da ONG Casa do Zezinho, para visitar o evento e participar do Batismo Digital, onde todos receberam os certificados de participação e puderam ter contato com as mais novas tecnologias e ferramentas da internet.

Conheçam mais sobre o projeto “Democratizando a Web 2.0″, que realizamos na Casa do Zezinho desde 2009, e a presença dos zezinhos na Campus 2010.

campus_party_zezinho

Entre os palestrantes internacionais como Al Gore, Tim Berners-Lee (Um dos inventores da Web), Jon “Maddog” Hall (Linux International), o destaque foi o tímido Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple e engenheiro responsável pelos primeiros computadores pessoais. IWoz como muitas vezes é chamado, foi o pop-star do evento de 2011 e deu provas do verdadeiro GEEK PRIDE, pois além de contar sua história e filosofia de vida, mostrou humildade e paciência de assinar cópias de seu livro “iWoz” durante quase 04 horas no abafado Centro de Covenções Imigrantes.

Claro que a CParty tem que se preparar melhor, as filas e quedas de rede e energia, não só pararam atividades em andamento, como fizeram palestras interessantes serem interrompidas, sem espaço para reposição do conteúdo em outra oportunidade, mas por outro lado esses eventos mostraram o lado bem humorado dos participantes, que mesmo nos protestos, usaram de bom humor e senso crítico que manteve o espírito da festa.

Que venha a Campus Party 2012, estaremos lá e torcemos para que continue sendo um grande ponto de conexão de pessoas, idéias e tecnologia na sempre mutante Internet Brasil.