Midias Sociais de Resultado

Midias Sociais de Resultado

Muitos criticam as mídias sociais, relacionando-as a um simples modismo ou mesmo a um hype exclusivo para a Geração Y e nativos digitais. Para os céticos, vale acompanhar estudo da HBR que usou um varejista real para identificar as reações dos consumidores frente à Web 2.0.

A idéia era descobrir até que ponto os negócios de uma empresa são influenciados por páginas em sites de relacionamento como o Facebook , verificando sua capacidade de atrair “Fãs” e criar um canal interativo através de mensagens e ofertas disponibilizadas nessa mídia.

Para isso, escolheram uma rede local de cafés (Dessert Gallery) e antes de criar para ela um perfil no Facebook, foi enviada uma pesquisa através de Email Marketing para o Mailing List da cafeteria. A ação recebeu respostas de 5,2 % dos questionários enviados, mapeando as relações dos clientes com a rede de cafés.

Na sequencia a página do Facebook foi lançada e novo email marketing enviado convidando os clientes a se tornarem fãs da cafeteria, cuja página passou a ser frequentemente atualizada com fotos, notícias e promoções.

Após 90 dias cultivando o relacionamento com os internautas, uma última pesquisa comportamental foi enviada para a base de clientes, dessa vez o retorno foi de 8,1%, e ao analizar os grupos de respostas separadamente, ficou claro que aqueles usuários que se relacionavam com a marca através das mídias sociais apresentaram um índice maior de satisfação, conhecimento e mesmo de compras.  Outro fator importante foi notar que geravam de forma natural, mais comentários positivos e boca a boca que os consumidores “não fãs”, mostrando a força desse grupo em criar uma imagem positiva para a marca.

No Brasil, uma ação como essa, envolveria outras mídias sociais como o Orkut e Twitter, onde a eComm atuaria tanto na criação e gestão de campanhas de relacionamento online, quanto no fornecimento das soluções tecnológicas para RP 2.0, marketing digital, SEO, Survey e Email marketing.

Para ver o artigo completo na HBR clique aqui.