A premissa popular de que a propaganda é a alma do negócio pode se revelar bastante apropriada para você que tem uma loja virtual ou pretende abrir um negócio na internet.

É a partir da divulgação de produtos, afinal, que os consumidores entram em contato com o que uma loja tem a oferecer e voltam sua atenção para ela. E, quanto mais um e-commerce se torna conhecido e recebe visitantes, maiores são as possibilidades de vendas e crescimento para o negócio.

Diante disso, tornar uma loja virtual e os produtos que oferece conhecidos entre os clientes é determinante para que o empreendimento seja bem-sucedido. O lojista deve, portanto, investir o máximo possível no uso de ferramentas que ajudem na divulgação de sua marca.

Para escolher o meio de divulgação mais apropriado – levando em consideração que as opções no mercado são plurais -, é necessário que se pense no público-alvo da loja virtual, a fim de entender a partir de quais redes sociais ou canais estas pessoas têm acesso à marca em questão. Uma opção de ferramenta para a realização deste tipo de análise é o Google Analytics.

Após a coleta destas informações, é hora de começar uma estratégia de marketing. Para ajudá-lo nesta empreitada, listamos a seguir algumas das ferramentas mais utilizadas no e-commerce para a divulgação de produtos. Confira!

Google Adwords

Aparecer nas primeiras posições de buscadores como o Google quando os consumidores pesquisarem por palavras-chave relacionadas a seu negócio é um desejo de qualquer lojista do comércio eletrônico, certo? É exatamente por isso que o Google Adwords está entre os principais aliados daqueles que desejam ver seu negócio prosperar.

A ferramenta permite o desenvolvimento de anúncios para exibição nos resultados de buscas do Google e de sua rede de parceiros. Para tanto, é necessário que se pague um valor por clique, que é variável de acordo com a concorrência existente pela palavra-chave escolhida. Clique aqui e comece a explorar a ferramenta.

Facebook

Rede social com maior número de usuários ativos no mundo, o Facebook desperta a atenção da maioria dos lojistas que estão em busca de meios para divulgar seu negócio. A visibilidade possibilitada por este canal é imensa; contudo, ao mesmo tempo, a presença de concorrentes também é grande.

Sendo assim, a produção de conteúdos relevantes e criativos é imprescindível para quem busca se destacar e superar a concorrência. Para tanto, vale utilizar formatos diversos, como vídeos, fotos GIFs e infográficos.

É possível criar também anúncios na rede social e mensurar os resultados a partir do próprio painel que ela oferece.

Instagram

Como explicamos neste outro post, o Instagram pode funcionar como uma espécie de vitrine online para sua loja virtual, dado que permite não só que você atraia o interesse da pessoas que seguem sua página, mas também o das que não seguem.

Para se destacar nesta rede social, é necessário caprichar na produção das imagens. Pode-se também postar vídeos curtos e GIFs, desde que tenham relevância para o público-alvo que se pretende atingir.

Outro recurso interessante é o emprego das hashtags, que ajudam a gerar maior visibilidade para as publicações realizadas no Instagram.

Assim como no Facebook, também existe a possibilidade de realizar anúncios nesta mídia, a partir dos quais consegue-se segmentar de maneira mais assertiva o público-alvo das ações.

E-mail Marketing

Por fim, mais uma ferramenta que não pode ser ignorada quando o assunto é divulgar um negócio ou marca é o e-mail marketing. Mantenha os clientes informados sobre novidades, avise sobre promoções, envie cupons de descontos e mostre para o consumidor o quão valioso ele é para sua loja. Não se esqueça: e-mails marketing demandam uma boa apresentação – portanto, capriche no layout – e conteúdos relevantes.