Se você definitivamente inseriu o seu negócio no universo online – criou um blog para falar sobre as funcionalidades dos produtos e serviços que oferce, estabeleceu presença nas mídias sociais e mantém interação constante com os consumidores a partir de e-mails marketing e outras ações digitais -, saiba que está indo no caminho certo e continue trabalhando em ações para despertar o interesse e gerar engajamento de seu público-alvo.

No entanto, quando estiver produzindo o conteúdo que for, fique sempre atento e identifique se o seu texto apresenta coerência e está escrito de maneira correta. Erros de português tiram a credibilidade de seu conteúdo e, dependendo de onde se apresentem, podem trazer prejuízos para o seu negócio.

E não é apenas em ações de marketing que tais errinhos, que podem parecer insignificantes à primeira vista, costumam ser encontrados. Caso tenha uma loja virtual, é imprescindível, por exemplo, prestar grande atenção à apresentação dos produtos: leia com cuidado as descrições de cada um deles e certifique-se de que tudo está escrito não só de maneira correta, mas também claramente.

Ainda que todo o conteúdo tenha sido criado com grande cuidado e atenção, a revisão é também parte da produção de um texto e não deve ser deixada de lado. Afinal, os leitores merecem receber conteúdos pertinentes e relevantes, que permitam uma boa leitura e, claro, deixem uma impressão positiva a respeito de seu negócio.

Cuidados na hora de produzir conteúdos

A revisão pode ser encarada como uma estratégia de marketing de conteúdo, uma vez que tem o objetivo final de deixar um texto “nos trinques” e fazer com que chame a atenção do consumidor para aquilo que você vende. Contudo, alguns cuidados podem ser tomados ao longo do processo de escrita para tornar mais simples a releitura e adequação posterior do que for necessário.

Antes de mais nada, ao ter uma ideia de tema para ser abordado nos canais digitais de sua empresa – seja por meio de um post para blog ou um e-mail marketing -, pode ser útil criar um esboço do conteúdo que será produzido, determinando o que será tratado e em que ordem, de modo a tornar o texto coerente e estabelecer uma linha de raciocínio para o leitor.

Ao longo do processo de escrita, fique atento à grafia das palavras e ao conteúdo como um todo; se detectar qualquer tipo de erro ou problema – seja de ortografia, gramática ou referente à coerência do que foi escrito -, corrija-o na hora e torne mais simples o seu trabalho de revisão subsequente.

Quando for revisar

Quando o conteúdo finalmente for finalizado e chegar a hora de revisá-lo, realize o processo com calma e atenção. Tenha em mente que com apenas uma leitura não é possível verificar todos os pormenores do texto, que incluem questões de gramática, ortografia, pontuação, coerência e coesão.

Se for revisar um texto que você mesmo escreveu, não o faça imediatamente após a conclusão da escrita. Aguarde algum tempo para que possa relaxar e voltar a olhar para o conteúdo de maneira mais límpida, sendo capaz de detectar certos erros que poderia ter deixado passar sem perceber em um primeiro momento.

Após este momento de descanso, na hora de realizar a primeira leitura do texto, verifique se está coerente e compreensível. Imagine que você é o leitor que irá consumir aquele conteúdo e veja se é possível assimilar facilmente todas as informações que apresenta.

O conteúdo está interessante e faz sentido? Então, chegou a hora de realizar uma segunda leitura, mais calma e cuidadosa desta vez, a fim de revisar acentos, concordâncias, ortografia, pontuação e todos os aspectos formais do texto. Este é o momento de prestar atenção aos detalhes e garantir um bom conteúdo para o leitor, que, se ainda não é seu cliente, pode se tornar em breve.

Crie, portanto, o hábito de revisar os seus textos e torná-los compreensíveis e relevantes (vale recorrer a ferramentas para ajudá-lo nesta tarefa, como Diff Checker, Dicionário Criativo e OneNote). Desta forma, os conteúdos que você produzir para blogs, e-mails marketing, e-books e ações digitais como um todo poderão ser plenamente aproveitados pelos consumidores e destacarão a imagem de seu negócio.