Você criou a sua loja virtual, investiu em um layout arrojado, cadastrou todos os produtos que pretende vender, mas, ainda assim, acredita que o tráfego de visitantes em seu e-commerce é pequeno demais? Então, está na hora de realizar um planejamento para colocar em prática um conjunto de ações de divulgação para seu negócio. Afinal, não existe loja – física ou virtual – que seja sustentável se não houver clientes.

Confira, a seguir, algumas estratégias práticas e eficientes para atrair um público maior para a sua loja virtual. Lembre-se que, após criar um e-commerce, é fundamental torná-lo conhecido. Como você certamente já ouviu por aí, a propaganda é a alma do negócio.

Links patrocinados

Os links patrocinados estão entre as estratégias mais populares na internet para atrair visitantes a websites. Estipulando um determinado orçamento para a exibição de anúncios em ferramentas como o Google Adwords – que destaca o link de seu negócio no buscador do próprio Google, por exemplo – e o Facebook Ads – responsável pela exibição de anúncios nesta rede social –, você consegue aumentar o conhecimento sobre a sua loja virtual e acompanhar as conversões realizadas a partir dos anúncios.

E-mail marketing

E-mails marketing são uma ótima maneira de informar sobre novidades e promoções, sendo que esta ferramenta apresenta um grande potencial para a realização de vendas. Além disso, é útil para a construção de uma relação de proximidade com os clientes.

Para que o e-mail marketing seja eficiente, é importante que seja enviado às pessoas certas. Por isso, crie um mailing com um número considerável de contatos de usuários interessados nos produtos que você vende.

Blog

Um blog que aborde assuntos relacionados aos produtos vendidos por sua loja virtual permite a aproximação de sua empresa a pessoas que tenham interesse nestes itens. Para divulgar o conteúdo do blog, você pode utilizar as mídias sociais, além de estratégias de SEO. O público atraído pelo blog passará a conhecer a sua marca e pode, então, ser direcionado à página de sua loja virtual.

SEO

Para que alcance os consumidores por meio de buscas orgânicas, é fundamental que sua loja esteja otimizada para os motores de buscas. Há uma série de técnicas de SEO que, aplicadas à sua página, permitem um posicionamento melhor de seu negócio nos resultados apresentados por sites de buscas como Google, Yahoo e Bing. Veja as nossas dicas para a realização de um bom trabalho de SEO.

Cupons de desconto

Todo mundo gosta de pagar menos na hora de fazer uma compra, certo? Portanto, diante dos inúmeros concorrentes que há por aí, estratégias como a utilização de cupons de desconto podem ser eficientes para atrair mais clientes para a sua loja virtual.

No Brasil, esses cupons apareceram em paralelo ao surgimento do próprio e-commerce, como um método para despertar a atenção dos consumidores para as lojas virtuais que os ofereciam. Contudo, alguns cuidados precisam ser tomados antes de lançar ofertas deste tipo, dado que, embora tenham fácil implementação, elas podem ter um retorno diferente do esperado no longo prazo. Confira o artigo que o Blog da eCShop produziu sobre isso.