Para quem não sabe, E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, um sistema que usa uma ou mais mídias de propaganda, para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização. Respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas, e gerando campanhas cada vez mais otimizadas.

Diferentemente do spam, aquelas mensagens indesejadas que lotam seu e-mail, é essencial ao e-mail marketing o consentimento do cliente, também chamado opt-in, que pode ser explícito, quando ele mesmo opta por receber, ou implícito, caracterizado por uma relação evidente entre as partes. A verdade é que o e-mail marketing, quando bem aplicado, pode ser a solução que faltava para empresas de todos os ramos, sendo também uma ótima forma de semear informações, atrair e criar vínculos com seus clientes, tanto por meio de disparos simples para a base, como de forma automática.

As empresas que adotam o e-mail marketing têm uma série de benefícios:

  • proatividade: em vez de esperar o interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo;
  • interatividade: o cliente interage imediatamente com a mensagem;
  • segmentação: é possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária, cidade etc;
  • personalização: a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente;
  • mensuração: o retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real e custo-benefício.

Vale ressaltar que E-mail marketing é mais do que selecionar a lista de contatos do seu e-mail ou do e-mail da sua empresa, e enviar. Existem técnicas para realizar esses disparos de campanhas e ferramentas feitas exclusivamente para isso, como o eCMailing. Garantindo melhor entrega, maior índices de cliques e consequentemente melhores resultados.