De acordo com o estudo – “Pinterest’s Social Commerce Potential: What Brands and Retailers Need to Know”- da eMarketer a utilização do Pinterest está começando a dar resultados. O crescimento  foi exponecial nesta rede que foi lançada em março de 2010 e em janeiro de 2012 já tinha 10 milhões de visitantes diários únicos. Segundo a comScore, nenhum site já tinha crescido para este volume de acessos tão rapidamente. A comScore diz que a audiência total do Pinterest nos EUA em julho de 2012 foi de 23,4 milhões, igual a cerca de 10% de todos os usuários de internet. O site espelha a distribuição de usuários de internet dos EUA e 66% dos usuários do Pinterest tem idades entre 35 e 66 anos.

Estes dados do perfil de usuários também foi confirmado, em junho de 2012, pelo DoubleClick Ad Planner que mostrou que 63% dos usuários do Pinterest tem idade média de 40,1 anos e que 79% eram do sexo feminino.

Segundo a comScore Shop.Org os usuários de internet nos EUA seguem muito mais varejistas no Pinterest (9,3%) do que no Twitter (8,5%) ou Facebook (6,9%) em março de 2012.

Quase metade dos usuários norte-americanos do sexto feminino do Pinterest tinha feito uma compra com base nas recomendações recebidas em comparação com cerca de 1/3 dos usuários do sexo feminino  de Facebook ou Twitter. Segundo

O que tudo isso significa? O Pinterest não chegou no nível de penetração do Facebook ou do Twitter, mas seus usuários são valiosos. Quando os usuários do Pinterest compram, eles tendem a gastar mais por compras além de comprar mais itens. Eles também gostam de ação, o que esta no cerne do social commerce.