De acordo com nova pesquisa da Experian Hitwise de Julho/12, o Facebook mantém liderança folgada na categoria Redes Sociais com 54,99% da preferência dos usuários, com o segundo lugar ocupado pelo YouTube (17,92%) e em terceiro o Orkut com queda de mais de 33% no último ano, ficando com 12,42% das preferências.

Redes Sociais no Brasil

Redes Sociais no Brasil

Ainda em destaque podemos citar o Windows Live Home (2,41%), o Twitter (2,29%), Yahoo! Respostas Brasil (1,70%), Badoo (1,55%), Google+ (1,17%), Bate-papo UOL (1,10%), e Tumblr (0,31%).

Pelo visto, o Google+ não está conseguindo migrar os usuários do Orkut para a nova plataforma de redes sociais do Google, que vê seu tráfego ser tragado pelo Facebook de forma muito efetiva, confirmando a tendência de comportamento digital, onde as pessoas vão estar onde as coisas estão acontecendo.

Fora do Brasil, a pesquisa mostra grande espaço para as redes sociais de nicho, com destaque para o Instagram e o Pinterest, tendência que deve se confirmar por aqui nas próximas edições do levantamento sobre Redes Sociais.


Uma coisa é certa, um site como o Pinterest apresenta uma ótima oportunidade para promover produtos de maneira atraente e organizada de acordo com cada grupo significativo de pessoas, e enquanto as marcas ainda se familiarizam com o uso dessas ferramentas na busca de novos modelos de negócios e relacionamento com o mercado, esses novos dados, reforçam a urgência da correta utilização desses novos canais integrados ao Mix de Marketing de qualquer empresa.