twitter_portugues

A cara do Twitter em português

Um dos maiores empecilhos aos usuários de língua portuguesa para aderir de vez ao Twitter era justamente o idioma. Muitas pessoas justificavam que não “entendiam o propósito” do microblog e que a linguagem era muito complicada, depois de 6 anos de nascimento, tradução para diversas línguas, entre elas o complicado alemão e o codificado japonês, ontem, 7 de maio estreou a versão em português, brasileiro! Sim, além dos usuários do nosso país serem convidados a ” seguir o que lhes interessa”, a páginal inicial mostra diversos perfis de celebridades, mídias e produtos brasileiros.

Era de se esperar, o Brasil é o segundo país (21,8%) que mais utiliza o site para se comunicar, o primeiro é a Holanda (22,3%) e o terceiro a Venezuela (21,1%). O Português é também a sétima língua mais falada do mundo, juntando Brasil, Portugal e África, somos 176.000.000 de falantes. Um fato interessante que mostra o engajamento dos nossos conterrâneos é que o projeto de tradução voluntário iniciou-se no dia 11 de maio e segundo o blog oficial, terminou em apenas 3 dias, tornando-se o projeto mais rápido da história do Twitter!

Como mudar para português acesse Settings, clique em Account, em Language  mude para a opção Português. O que muda , “mentions” vira “menções”, “what’s happening?” é “o que está acontecendo?”, “Who to follow” virou “Quem seguir”, “retweet” é um simples “retweetar” e “Trending Topics” virou  “Tópicos da Tendência” .

Já é possível baixas a versão traduzida para o aplicativo do Twitter de Android e na versão do site para celulares, no endereço http://mobile.twitter.com. A equipe diz estar trabalhando para que usuários de outros sistemas operacionais tenham a versão em seus celulares.

Parabéns a equipe de tradutores pelo ótimo trabalho e vamos acompanhar o crescimento esperado de usuários à ferramenta dos 140 caracteres!