Através das idéias de Jack Dorsey , que em meados de 2000 esboçou as bases do Twitter, começou a nascer a ferramenta de comunicação que marca o poder do usuário na disseminação de informações no mundo digital.

Selecionamos com base nos posts de Jack, algumas imagens que mostram o nascimento da ferramenta, que em 140 caracteres por mensagem nos ajudam a traçar a história das redes sociais.

twitter1

Mas somente 6 anos depois a idéia começou a virar um projeto, ganhando design e forma em formato digital, ainda como TWTRR, sua forma abreviada.

O primeiro tweet teve sua estréia universal, no dia 21 de Março de 2006, com o próprio Dorsey chamando amigos e colegas para conhecer o serviço.

twitter2
twitter3
Após sua estréia foram precisos 3 anos, dois meses e um dia para TWITTER alcançar 1.000.000.000 de mensagens transacionadas, valor que atualmente é usual na contagem de mensagens enviadas pelos participantes.

Nesses anos de história, podemos destacar alguns momentos como a morte de Michael Jackson (25/Julho/2009), onde se processou mais de 456 tweets por segundo, ou durante eventos políticos e esportivos como a eleição de Barack Obama e a Copa do Mundo da África do Sul.

Mas o recorde atual de utilização se deu na passagem de ano de 2010 para 2011, onde foram enviadas 6.939 tweets por segundo, como podemos consultar no Blog Oficial.
Nos últimos meses foram enviadas em média 140 milhões de tweets por dia e criadas cerca de 460 mil novas contas.

Para o futuro o Twitter deve crescer com base em aplicações de acessos móveis que em 2010 cresceram em 182%.

Em sua conta Jack Dorsey, promete postar mais imagens legais e históricas sobre a solução, acompanhe on-line para juntos comemorarmos no dia  21/Março os 5 anos de Twitter.