antivirusComo se já não bastasse termos que nos  preocupar com segurança ao sair na rua, agora temos que desconfiar de programas que supostamente deveriam proteger o computador contra vírus.

Você entra em um site e se depara com uma janela alertando sobre uma possível praga virtual com indicação de uma empresa online que poderá resolver esse problema. Ao clicar, uma rápida varredura é feita em seu computador informando que muitos arquivos estão infectados e que você precisa comprar a licença do produto. Você não segue em frente e fecha a janela pensando ter resolvido seu problema. Esse foi só o começo. A varredura na verdade serviu para bloquear a ação de programas que detectariam vírus e protegeriam dados pessoais e financeiros.

Esse golpe tem obtido um crescimento significativo, uma média de 35 milhões de computadores em todo o mundo são infectados com antivírus falsos. Além disso, muitas pessoas optam por comprar a licença do programa, que varia de 49  a 79 dólares, fazendo a receita ultrapassar US$ 34 milhôes mensais.

Estima-se que os tipos de antivírus falsos cheguem a 37 mil até setembro / 09

Abaixo segue lista com os principais:

– Antivírus2009

– VirusRemover2008

– XPAntivírus2008

– SpywareRemover2009

Preste sempre atenção nos programas que são baixados no computador.